quarta-feira, 20 de abril de 2016

Além do cinza: o concreto colorido

O concreto, em sua forma convencional, geralmente se apresenta em tons acinzentados. Embora em alguns casos seja apropriado - e esteticamente agradável - manter o concreto aparente, a utilização de pigmentos na confecção de concretos, além de contribuir para um melhor efeito arquitetônico, pode ser significante na redução de gastos com revestimentos, sendo também extremamente útil em situações onde se deseja identificar regiões específicas da edificação.

Paver de concreto colorido

Seja em pavimentos, ou em elementos estruturais e decorativos, a aplicação do concreto colorido, em muitos casos, dispensa a utilização de revestimentos, o que pode significar maior economia e agilidade, e menores gastos com a manutenção.

O concreto colorido apresenta resistência e desempenho muito semelhantes ao do concreto convencional e pode ser confeccionado com cimento branco, que contribui para o realce da cor. No entanto, devem ser tomados os devidos cuidados com relação à dosagem, adensamento e acabamento do concreto. A escolha do pigmento (geralmente a base de óxidos de ferro, cromo e cobalto) também é de suma importância para a manutenção da cor e da durabilidade.


Residência construída utilizando-se concreto aparente e concreto colorido

A execução do traço envolve uma dosagem cuidadosa do pigmento, não sendo recomendada quantidades acima de 10% da massa de cimento. Deve-se manter uma dosagem constante para o mesmo elemento a ser concretado, atentando-se também para a homogeneidade da mistura, que deve ser a mais homogênea possível, o que permite a obtenção de estruturas uniformes. O adensamento da mistura deve ser feito com o devido cuidado, evitando-se a formação de regiões muito porosas, diminuindo-se a chance da ocorrência de eflorescências, que prejudicam a estética superficial do concreto.

O efeito da adição de pigmentos na resistência de argamassas confeccionadas com cimento branco é um dos temas a ser abordado na elaboração dos artigos que serão submetidos esse ano, pela nossa equipe,ao 58° CBC (Congresso Brasileiro do Concreto). Além disso, a adição de pigmentos é particularmente útil quando se trata de concretos de alto desempenho (CAD), como é o caso do COCAR (Veja mais clicando aqui), concurso que será disputado pela nossa equipe esse ano, também no 58° CBC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário