Paver de concreto colorido |
Seja em pavimentos, ou em elementos estruturais e decorativos, a aplicação do concreto colorido, em muitos casos, dispensa a utilização de revestimentos, o que pode significar maior economia e agilidade, e menores gastos com a manutenção.
O concreto colorido apresenta resistência e desempenho muito semelhantes ao do concreto convencional e pode ser confeccionado com cimento branco, que contribui para o realce da cor. No entanto, devem ser tomados os devidos cuidados com relação à dosagem, adensamento e acabamento do concreto. A escolha do pigmento (geralmente a base de óxidos de ferro, cromo e cobalto) também é de suma importância para a manutenção da cor e da durabilidade.
Residência construída utilizando-se concreto aparente e concreto colorido |
A execução do traço envolve uma dosagem cuidadosa do pigmento, não sendo recomendada quantidades acima de 10% da massa de cimento. Deve-se manter uma dosagem constante para o mesmo elemento a ser concretado, atentando-se também para a homogeneidade da mistura, que deve ser a mais homogênea possível, o que permite a obtenção de estruturas uniformes. O adensamento da mistura deve ser feito com o devido cuidado, evitando-se a formação de regiões muito porosas, diminuindo-se a chance da ocorrência de eflorescências, que prejudicam a estética superficial do concreto.
O efeito da adição de pigmentos na resistência de argamassas confeccionadas com cimento branco é um dos temas a ser abordado na elaboração dos artigos que serão submetidos esse ano, pela nossa equipe,ao 58° CBC (Congresso Brasileiro do Concreto). Além disso, a adição de pigmentos é particularmente útil quando se trata de concretos de alto desempenho (CAD), como é o caso do COCAR (Veja mais clicando aqui), concurso que será disputado pela nossa equipe esse ano, também no 58° CBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário