terça-feira, 14 de julho de 2015

Fazendo História - Lapa, Paraná.

Quando vamos em busca de cultura, encontramos a cidade da Lapa, que foi nomeada como “Capital da cultura brasileira” em 2011. A sua história foi marcada por dor e sangue, devido sua atuação na Revolução Federalista em 1894, onde o Coronel Gomes Carneiro, homem de confiança de Marechal Floriano Peixoto (que liderava a tropa conhecida como pica-paus) com 639 praças e voluntários civis, resistiu por 26 dias às tropas de Gaspar da Silveira Martins (conhecidas como Maragatos), que era composta por 3 mil homens. Este acontecimento ficou conhecido como o Cerco da Lapa.



No meio deste palco de guerra, 38 construções importantes, foram utilizadas de diferentes maneiras como enfermaria e cadeia. Hoje, são conservadas como prédios históricos.

Como exemplo, o teatro da cidade, conhecido como Theatro São João, foi construído em 1873 e que recebeu no ano de 1880 em seu camarote principal, a visita de D. Pedro II. Foi um dos prédios que serviu como enfermaria na época e embaixo do seu palco, muitas pessoas que perderam suas vidas na guerra, foram enterradas , por falta de tempo de fazer o enterro de todas elas. Sua arquitetura é uma mistura de estilos, onde sua fachada é neoclássica, o palco estilo italiano e a plateia elisabetano. Ele possui plateia e camarotes, e sua capacidade é de 212 pessoas.

Theatro São João

Outro prédio importante, é o Museu das Armas e Câmara Municipal. Desde 1837 há registros do começo da construção desta casa, que só teve as chaves solenemente entregues ao município em 1868. De estilo luso-brasileiro, único exemplar de câmara e cadeia que restou no estado do Paraná, segue um estilo arquitetônico tradicional, com parte de sua alvenaria feita de pedras do Monge (gruta que se encontra na cidade). Em 1880, também recebeu a visita de Dom Pedro II. Hoje no pavimento térreo abriga o museu de armas, que além de tesouros do Cerco da Lapa, guarda peças raras da 1° e 2° guerras mundiais, entre outros. Após a primeira restauração em 1981, voltou a abrigar no pavimento superior a Câmara Municipal da cidade, resgatando o uso original (fato raro no Brasil).

Museu das Armas e Câmara Municipal.
Considerada pelos Lapeanos como a primeira moradia da cidade, a Casa Vermelha foi construída no sistema de “taipa” ou “pau a pique” (fato que pode ser observado  em um recorte feito na parede).Atendia aos tropeiros como armazém de secos e molhados. O mais interessante de sua arquitetura está na união de duas fases marcantes de sua história: a morada/comércio, tipicamente em estilo luso-brasileiro, e a sua ampliação para fins hoteleiros em estilo alemão, no final do século XIX. Hoje, ela abriga o museu do tropeiro e o Centro de Artesanato Aloisio Magalhães, que encanta moradores e turistas.

Casa Vermelha.
A Lapa é uma cidade religiosa e tem em sua combinação arquitetônica, a igreja Matriz, com arquitetura de estilo Barroco, construída com as pedras do parque do Monge no ano de 1784. Documentos relatam que foi em cima desta igreja, que o Coronel General Carneiro foi baleado no Cerco da Lapa, vindo a falecer pouco tempo depois.

Igreja Matriz.
Além dos prédios já mencionados, muitos outros como a Casa dos cavalinhos, a Casa Lacerda, Museu histórico, Colégio São José, Museu Nei Braga, têm histórias e arquiteturas incríveis e envolventes, que atraem turistas do mundo inteiro, fazendo com que a cidade continue preservando toda sua cultura!

Casa Lacerda.
Devido o clima favorável à saúde, a região da Lapa oferece também opções de lazer, descanso, e tratamentos alternativos, com instalações de pousadas, hotel fazenda e spa, que possuem uma gama de alimentos naturais, cavalgadas e caminhadas que levam as pessoas a ter mais contato com a natureza e animais. E tudo isso podemos encontrar não muito longe da capital paranaense, aproximadamente 70 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário