segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Volta ao Mundo - Ponte de Øresund

Você conhece alguma ponte que em determinado momento se torna um túnel submerso? Pois foi nesse molde que a Ponte de Øresund foi construída. Essa ponte-túnel que liga a Ilha Zelândia, na Dinamarca, à Suécia tem um extensão de 7845 metros e é, atualmente, a maior ponte rodoferroviária do mundo. 


O projeto foi acordado em 1991 pelos governo da Dinamarca e da Suécia para conectar os dois países através do estreito de Øresund e só foi terminado no ano de 1994. A construção iniciada em 1995 só foi concluída em 14 de agosto de 1999, sendo oficialmente inaugurada em 1º de junho de 2000. 

O túnel submerso permite que o tráfego de embarcações na superfície, embora a ponte tenha uma folga vertical de 57 metros, e seu comprimento equivale aproximadamente o mesmo da ponte. 


A ponte conta com dois pilares de 204 metros de altura que respaldam o vão principal da ponte, sendo este um de seus detalhes mais fotografados. Ela ainda tem uma das linhas mais longas de cabos e fios do mundo e um peso aproximado de 82 mil toneladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário