segunda-feira, 6 de julho de 2015

Volta ao mundo - Gateway Arch

Você já ouviu falar em uma curva tridimensional chamada de catenária? É provável que em alguma aula de cálculo você tenha ouvido sobre ela ou outra curva e deve ter pensado: onde que eu vou usar e aplicar isso?

Talvez tenha sido com esse pensamento que o arquiteto finlandês Eero Saarinen, em 1947, teve a ideia de projetar o Gateway Arch, o maior monumento humano em solo estado-unidense. O projeto ainda contou com a parceria do engenheiro alemão Hannskarl Bandel.



O monumento não é propriamente uma catenária, de acordo com o Teorema de Hooke, mas pode ser considerada uma com a modificação de sua forma. O resultado final obtido por Saarinen vem pela realização de modelos funiculares com cordas de densidade variável ou com cargas concentradas em certos pontos. A seção transversal do arco são triângulos equiláteros cujas áreas diminuem ao longo de seu comprimento.




O Gateway Arch, ou Gateway to the West, localizado em St. Louis nos EUA, teve suas obras iniciadas em 12 de fevereiro de 1963 e concluídas em 28 de outubro de 1965. O monumento, às margens do rio Mississipi, só foi aberto ao público em 10 de junho de 1967.

O monumento representa "o espírito pioneiro dos homens e mulheres que venceram o Oeste e aqueles que no último instante se esforçam contra outras fronteiras". O arco, em aço inoxidável, tem um altura de 192 metros, que também é o mesmo valor numérico para a largura de sua base, tornando-o assim o maior monumento humano nos Estado Unidos.

No interior do arco encontra-se o Museum os Westward Expansion, que oferece fotos e informações a respeito da construção desta maravilha da engenharia e também sobre a expansão do Oeste. Dentro do monumento estão situados também um cinema educativo, uma loja de presentes e comida gourmet e utensílios para o lar na Leeve Mercantile. Para subir à parte superior do arco, os visitantes utilizam um bonde com oito vagões ou um lance de seis escadas até a plataforma de observação.







2 comentários:

  1. Inspirador! Quero ver ir longe assim, GUri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário, é com esse incentivo e apoio que pretendemos perseverar em nossa missão.

      Excluir