quarta-feira, 1 de julho de 2015

Você sabia? - O vidro do futuro

O ETFE (sigla para etileno tetrafluoretileno) é um material que vem ganhando popularidade na construção civil nos últimos anos por estar substituindo o uso de vidros. Esse produto é uma espécie de película que apresenta grande resistência térmica e, por ser extremamente maleável, vem sendo usado para o revestimento de coberturas e fechamento de estruturas.

Allianz Arena, do Bayern de Munique. A cobertura é feita de colchões de ar inflados de ETFE.

Outra característica bastante interessante desse material é o seu peso. Um sistema de cobertura feito com ETFE pesa 1% comparado a um sistema de cobertura convencional feito com vidro e tem a capacidade de suportar até quatrocentos vezes o seu próprio peso.

Conhecido como Cubo D'água, sediou as Olimpíadas e as Paraolimpíadas de Pequim em 2008.
Cubo D'água em construção.

É um material de fácil manutenção e considerado auto limpante porque a sua superfície não é aderente. Além disso, ele é reciclável e tem um tempo estimado de durabilfidade de 20 anos.

Projeto Éden, visão geral.

Uma construção interessante feita especificamente com o ETFE foi o Jardim do Éden. Valendo-se da capacidade térmica do material, foi construído na cidade inglesa de Cornwall a estufa mais moderna do mundo. O intuito era simular às condições de três biomas diferentes e realizar o cultivo de várias espécies de plantas pelo mundo.

Área interna da estufa.

Outas construções que utilizam ETFE:


 Entrada do Empire City Casino em Yonkers, Nova Iorque.


The Arc River Culture Theatre, na Coréia do Sul.


Confira a disputa entre o vidro e o material ETFE:



Assista o vídeo completo abaixo. A empresa 3M explica, em inglês, um pouco sobre o funcionamento do ETFE e suas vantagens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário