O edifício mais alto do Brasil tem 177 m de altura, um grande feito para o país que deu muita dor de cabeça aos engenheiros. Quanto mais altas são as construções maiores são as dificuldades para levantá-las. Mesmo assim, nada foi suficiente para impedir os engenheiros e arquitetos que construíram o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, alcançando nada mais nada menos que 828 metros de altura, mais que o quádruplo da altura do Brasileiro.
Localizado em Dubai com 163 andares, a torre quebrou alguns recordes mundiais, como o de mais alto edifício, de edifício com maior número de andares, de mais alto mirante e de distância mais longa percorrida por elevador. A edificação abriga apartamentos residenciais, escritórios comerciais, deck de observação e o primeiro hotel Armani.
Burj Khalifa comparado a outras grandes torres. |
A construção foi iniciada em janeiro de 2004, antes mesmo da finalização do projeto final. O grande desafio era fazer com que a estrutura tivesse um formato que sustentasse seu próprio peso, evitasse que os alto ventos do deserto balançassem a torre e resistisse a torção da estrutura. Além do fator estrutural, era necessário preocupar-se com a iluminação natural recebida pelo edifício. Construções altas costumam exigir estruturas largas, o que dificulta a entrada de luz nos pontos mais interiores do edifício. A solução encontrada pelos engenheiros foi projetar uma estrutura triangular central com três ramos adjacentes, assim, a estrutura era capaz de se sustentar e quase todos os ambientes do edifício poderiam desfrutar da vista proporcionada pelos grandes painéis de vidro.
Planta baixa do edifício. |
Projeto básico dos andares do edifício. |
A estrutura foi feita de concreto de alto desempenho, sendo utilizados 330 mil metros cúbicos de concreto para levantar a edificação e mais de 45 mil metros cúbico só para a fundação. Além disso, foram utilizados 55 mil toneladas de vergalhões de aço. Todo o exterior do edifício foi revestido por mais de 28 mil painéis de vidro, fabricados especialmente para a obra, sendo capazes de resistir a grandes rajadas de vento e capazes de refletir a luz do sol escaldante do deserto, evitando que o interior do edifício se transformasse em um forno de 100º C. A construção durou 6 anos desde seu início em 2004 até a inauguração em 2010.
Para maiores informações sobre o edifício, sua história e seu funcionamento acesse o site: http://www.burjkhalifa.ae/en/
Nenhum comentário:
Postar um comentário