Criado em 2001, pelo húngaro Áron Losonczi, um material que vêm ganhando o mercado progressivamente nos últimos anos devido à sua peculiaridade incomum é o concreto translúcido.
A preocupação de cunho ambiental envolve o concreto translúcido, pois como permite a passagem de luz solar em áreas comuns das edificações, o material ajuda a evitar desperdícios de energia. Além disso, o material apresenta maior resistência às rachaduras e infiltrações, quando comparado ao concreto tradicional.
O custo do material no Brasil ainda é bem elevado, mas pesquisas vêm sendo realizadas com o fim de reduzir o custo de fabricação do concreto translúcido. Este valor alto se deve ao fato de que ele utiliza fibras ópticas misturadas com concreto autoadensável. São as fibras que garantem luminosidade e transparência ao material, e o autoadensável é uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas, preenchendo cada espaço vazio através exclusivamente de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de compactação ou vibração externa.
Se vier a ser fabricado em larga escala no Brasil, o concreto translúcido pode ser utilizado em obras de trânsito e de segurança pública. Em Estolcomo, por exemplo, o material já foi aplicado em quebra-molas. Dentro de cada bloco de concreto translúcido foram colocadas LEDs que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas.
Em Canoas – RS há a construção de um presídio, onde está em estudo a construção de uma cela experimental com concreto translúcido. A ideia é conseguir iluminar as celas dos presos sem utilizar lâmpadas, pois o preso pode quebrá-las e as utilizar como arma.
Sob o ponto de vista estético, o concreto translúcido é cada vez mais utilizado em obras comerciais no Japão e na Europa. A razão é que ele permite projetar detalhes diferenciados para fachadas, destacando logotipos de empresas e iluminação de ambientes, dispensando o uso de lâmpadas.
O vídeo a seguir aborda de forma simples o processo produtivo de um concreto translúcido.
foi usado que material? para passar a luz
ResponderExcluirfibra ótica??
desenvolvi uma monografia no assunto, duvidas eng.ricardodemoura@hotmail.com
ResponderExcluir