O concreto é um dos materiais mais utilizados no ramo da construção civil, principalmente para fins estruturais. Após a aplicação do concreto e de seu ganho de resistência, normalmente faz-se uma melhora estética na obra, através dos acabamentos, revestimentos e/ou pinturas. Agora, Imagine um material que consiga unificar estes dois processos. Parece difícil, não? Pois é, mas ele existe!
O concreto branco é feito a partir do cimento branco estrutural e não possui a presença dos óxidos de Ferro e Manganês, que são os principais responsáveis pela caracterização da cor cinza. Os próprios agregados, como a areia, devem ser mais claros ou sofrer um tratamento que os tornem mais claros, para alcançar uma redução da presença de cores, tornando o produto mais próximo da cor branca.
Como vantagem, apresenta um aumento no conforto térmico, pois por ser de coloração branca, possui maior capacidade de reflexão da luz solar. O material também se diferencia pela redução da necessidade de acabamentos. Em alguns casos, acaba por ser o próprio diferencial estético da construção, dispensando qualquer tipo coloração sobre sua superfície. Uma outra finalidade é a obtenção de um concreto colorido, pois por ser mais branco, fica bem mais fácil de tingi-lo e obter uma melhor homogeneidade da cor.
Ainda não há um uso considerável no Brasil, mas ele vem se mostrando um forte concorrente do concreto comum, já sido amplamente utilizado na América do Norte e em alguns países europeus. A primeira obra no Brasil a utilizar o concreto branco foi a ponte estaiada Irineu Bornhausen em Brusque, cidade Catarinense próxima a Blumenau. Confira abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário