quarta-feira, 20 de abril de 2016

Além do cinza: o concreto colorido

O concreto, em sua forma convencional, geralmente se apresenta em tons acinzentados. Embora em alguns casos seja apropriado - e esteticamente agradável - manter o concreto aparente, a utilização de pigmentos na confecção de concretos, além de contribuir para um melhor efeito arquitetônico, pode ser significante na redução de gastos com revestimentos, sendo também extremamente útil em situações onde se deseja identificar regiões específicas da edificação.

Paver de concreto colorido

Seja em pavimentos, ou em elementos estruturais e decorativos, a aplicação do concreto colorido, em muitos casos, dispensa a utilização de revestimentos, o que pode significar maior economia e agilidade, e menores gastos com a manutenção.

O concreto colorido apresenta resistência e desempenho muito semelhantes ao do concreto convencional e pode ser confeccionado com cimento branco, que contribui para o realce da cor. No entanto, devem ser tomados os devidos cuidados com relação à dosagem, adensamento e acabamento do concreto. A escolha do pigmento (geralmente a base de óxidos de ferro, cromo e cobalto) também é de suma importância para a manutenção da cor e da durabilidade.


Residência construída utilizando-se concreto aparente e concreto colorido

A execução do traço envolve uma dosagem cuidadosa do pigmento, não sendo recomendada quantidades acima de 10% da massa de cimento. Deve-se manter uma dosagem constante para o mesmo elemento a ser concretado, atentando-se também para a homogeneidade da mistura, que deve ser a mais homogênea possível, o que permite a obtenção de estruturas uniformes. O adensamento da mistura deve ser feito com o devido cuidado, evitando-se a formação de regiões muito porosas, diminuindo-se a chance da ocorrência de eflorescências, que prejudicam a estética superficial do concreto.

O efeito da adição de pigmentos na resistência de argamassas confeccionadas com cimento branco é um dos temas a ser abordado na elaboração dos artigos que serão submetidos esse ano, pela nossa equipe,ao 58° CBC (Congresso Brasileiro do Concreto). Além disso, a adição de pigmentos é particularmente útil quando se trata de concretos de alto desempenho (CAD), como é o caso do COCAR (Veja mais clicando aqui), concurso que será disputado pela nossa equipe esse ano, também no 58° CBC.


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Construções sustentáveis: o papel do concreto verde

Construir um futuro sustentável é um desafio e tanto. E nesse sentido, a indústria da construção civil tem se empenhado bastante no desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas que possam aliar a eficiência com a sustentabilidade, sem deixar de lado os padrões de vida exigidos pela sociedade moderna, como por exemplo, a estética e os confortos térmico e acústico.


Sendo o segundo insumo mais consumido no mundo (atrás apenas da água potável) e o mais consumido na construção civil, o concreto desempenha um grande papel no processo de construção, e frequentemente é retratado como um dos grandes ‘vilões’ da intensificação do efeito estufa, justamente pelo fato de que, o processo de produção do cimento gera grandes emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. 

Uma forma eficiente de amenizar tais efeitos, é tornar o concreto um substrato para a aplicação de coberturas vivas, tais como os telhados verdes e jardins verticais, que possam contribuir para o sequestro de carbono da atmosfera, e ainda, auxiliar no aumento da eficiência térmica de edificações. A aplicação de um telhado verde, por exemplo, pode diminuir a temperatura interna de um edifício em até 30%, reduzindo - e até mesmo extinguindo - o consumo de energia elétrica pelos métodos de refrigeração convencionais, como o ar condicionado, e consequentemente reduzindo as emissões de carbono, sobretudo em países que possuem grande parte da energia elétrica provinda de usinas termelétricas. É nesse contexto em que se situa o concreto verde, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), na Espanha. 
http://greencitygrowers.com
Basicamente, o concreto verde é um material de construção biorreceptivo, que propicia as condições necessárias para o desenvolvimento de organismos vivos em seu interior, como musgos, líquens e microalgas, que com o tempo afloram na superfície dos painéis de concreto, transformado a estrutura em um extenso jardim vertical. De acordo como professor Ignácio Pérez, que lidera a pesquisa do Grupo de Tecnologia Estrutural da UPC, a ideia principal do projeto é “aproveitar e integrar a função desses seres vivos como filtros naturais de CO2 e controladores térmicos nas construções urbanas”.
Os painéis de concreto verde possuem em sua composição dois componentes essenciais. O primeiro deles é o cimento Portland, de pH mais alcalino (em torno de 8), obtido a partir de um processo de carbonatação por injeção de dióxido de carbono. O segundo é um cimento a base de fosfato de magnésio, de pH ligeiramente ácido, conhecido como MPC, e que é largamente utilizado em reparos estruturais que exigem secagem rápida. Além disso, a dosagem dos materiais é realizada com o objetivo de se obter um concreto com porosidade e rugosidade específicas, propiciando um ambiente adequado à colonização de organismos biológicos. Pérez, explica que, os painéis “possuem três camadas específicas para suportar o sistema vegetativo. A primeira é impermeável para impedir a entrada de umidade no material estrutural. A segunda capta água para criar um ambiente apropriado para a colonização das plantas e fungos, enquanto a terceira faz a impermeabilização inversa, ou seja, evita que a água escape para nutrir esse pequeno habitat dentro do material”. As placas geralmente são aplicadas sobre o concreto estrutural.
concretoverde5
http://www.hypeness.com.br/
Os painéis de concreto biológico oferecem múltiplas vantagens, como a absorção de CO2 da atmosfera e o controle térmico no interior das edificações (a cobertura biológica absorve grande parte da radiação solar), diminuindo também gastos com energia elétrica e contribuindo para a regulagem do microclima. Do ponto de vista arquitetônico, a estética da edificação é amplamente favorecida, pois é permitido a criação de fachadas personalizadas de diferentes tons e padrões, já que, dependendo da época do ano e do clima local, há a proliferação de diferentes colônias biológicas na composição dos painéis. Ainda, os painéis podem ser aplicados em edificações novas e velhas, o que exemplifica a extrema flexibilidade do concreto verde.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010125121221-cobertura-musgos-1.jpg
http://www.inovacaotecnologica.com.br/
Os pesquisadores ainda estudam formas de acelerar ainda mais o processo de colonização dos organismos biológicos, bem como avaliar o crescimento dos mesmos em diferentes condições ambientais. Certamente, os estudos visam contribuir para suprir a crescente demanda na busca por cidades ecologicamente sustentáveis, bem como da qualidade de vida da população mundial, ante os efeitos da poluição e das mudanças climáticas.

Fontes e links úteis:

terça-feira, 12 de abril de 2016

1° Torneio de Truco do IBRACON

Com o objetivo de arrecadar fundos para custear a ida da nossa equipe ao 58° CBC, no último domingo (10/04) foi realizada a primeira edição do Torneio de Truco do IBRACON. As partidas foram disputadas em duplas. Confira abaixo as fotos da premiação do 1° e 2° lugares no evento:

Premiação do 1° Lugar

Premiação do 2° Lugar

Parabéns aos vencedores e à todos que participaram e, até o próximo torneio!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Apresentação - Projeto IBRACON - UTFPR 2016

Pessoal, 2016 já começou com tudo, e as atividades da equipe do Projeto IBRACON - UTFPR já estão a todo vapor! Neste ano, a equipe é composta por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba- e engloba integrantes do 1° ao 8° período, e também conta com o auxílio de professores dos cursos, perfazendo um total de 32 membros. A animação é grande, e estamos procurando nada mais do que a vitória nos concursos do 58° Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), que este ano ocorre em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, e já estamos trabalhando duro para alcançar esse objetivo.  É a segunda vez em que nosso projeto participa do concurso, tendo já obtido ótimos resultados na edição passada. (Veja mais aqui).

Organização Administrativa


Nossa organização administrativa é composta por: diretoria geral; gerência financeira e diretoria de logística; diretoria de marketing e; capitães dos concursos (APO, Concrebol e COCAR). Junto com os demais membros do projeto, pretendemos trazer às atividades realizadas, o máximo de eficiência e produtividade, buscando sempre aliar o comprometimento com a excelência.

Equipes e Atividades


A equipe geral foi dividida em subequipes, responsáveis por cada concurso e também pelas atividades da organização administrativa. As principais atividades realizadas pelas equipes incluem práticas laboratoriais e análise crítica dos experimentos realizados, o que permite com que os membros tenham contato direto com o concreto e suas especificidades. As equipes se empenham também na arrecadação de fundos para custear o projeto, contando também com o auxílio dos nossos parceiros.

Este ano, além dos concursos e das campanhas para arrecadação de fundos, estamos também empenhados na elaboração de 6 artigos técnicos que serão submetidos ao 58° CBC, oferecendo aos membros um contato direto com a pesquisa científica.

As atividades poderão ser acompanhadas por este blog, e também pela nossa página no Facebook.

Blog


O blog está de cara nova! Decidimos modificar o design e a apresentação dos conteúdos, para que nossos leitores possam ter uma melhor experiência ao acessar nossa página. Incluímos um menu de fácil acesso, que oferece informações úteis à respeito do projeto e também inclui um formulário para contato e uma aba de links úteis. Também foi inserido um espaço exclusivo para a divulgação de nossos parceiros. 

Ao longo do ano, manteremos atualizados nossos leitores à respeito das atividades que estão sendo realizadas no projeto, e também sobre inovações e curiosidades relacionadas ao mundo do concreto, arquitetura e construção civil. 



Para o esclarecimento de dúvidas ou sugestões, acesse nosso formulário de contato aqui.

Sejam muito bem-vindos ao Projeto IBRACON - UTFPR 2016!