sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Conhecendo o Brasil - Ponte Rio-Niterói

A Ponte Presidente Costa e Silva, também conhecida como Ponte Rio-Niterói, é localizada na baía de Guanabara, tendo como limite norte o município de Niterói e como limite sul o município do Rio de Janeiro.



A obra, iniciada em 1968 e finalizada em 1974, é considerada um marco da capacitação da engenharia nacional, devido a sua grandeza. Apresentando extensão total de 13,29 km, ela mantém o título de maior ponte do Hemisfério Sul e, atualmente, 13ª maior ponte do mundo. Além disso, é a mais importante estrutura protendida das Américas, contendo mais de 2100 km de cabos no interior de sua estrutura.

Também se destaca por ter o maior vão em viga reta contínua do mundo, sendo este o vão central com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, e devido ao fato de estar entre as três maiores pontes do mundo em relação ao seu volume espacial (relação entre o comprimento, a largura e a altura dos pilares e fundações).


 

Seu projeto envolveu um consórcio de duas empresas. Uma firma brasileira, a Noronha Engenharia, que projetou os acessos no Rio de Janeiro e em Niterói e a ponte de concreto sobre o mar. A firma norte americana, Howard, Needles, Tammen, and Bergendorf, projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço.

A previsão inicial era um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia, porém, atualmente a média do fluxo de veículos é de 150 mil/dia.



Em maio de 2015, foi assinado um contrato que entrega à EcoRodovias a administração da Ponte Rio-Niterói, sendo este efetivo a partir de junho do mesmo ano. O contrato estabelece uma redução do valor do pedágio, assim como uma melhoria dos acessos nos próximos cinco anos. A EcoPontes, que faz parte do grupo EcoRodovias, disponibilizará serviços como guinchos, auxílio mecânico, atendimento pré-hospitalar e veículos de combate a incêndios, além de inspeção de tráfego. São divulgadas informações sobre tráfego e obras na via em tempo real, através de um perfil no Twitter, @_ecoponte.



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Fazendo História - Muralha da China

A muralha de China começou a ser construída em 215a.C e seus últimos trechos foram levantados em 1568. Sua construção ocorreu durante várias dinastias, fazendo com que seu comprimento total seja de 21.196,18 km.


A grande muralha é a construção de maior comprimento feito por mãos humanas. Milhares de camponeses trabalharam em sua construção em troca de isenção no pagamento de impostos. Acredita-se que ocorreram mais de um milhão de mortes de trabalhadores durante a construção.


A maior parte da muralha foi construída com tijolos de barro aquecido, porém também foram utilizadas terra, pedras e madeira. O tamanho e peso dos tijolos fizeram com que o material fosse mais fácil de se trabalhar, por isso, a partir do seu uso, a construção foi acelerada. Além disso, os tijolos aguentavam mais peso e tinham maior durabilidade. Para a fundação, foram utilizadas pedras retangulares.

Detalhe dos tijolos.
Em 2007, o monumento foi escolhido como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo, sendo o mais votado.

Para explorar um pouco mais essa maravilha, você pode clicar aqui e conferir por imagem de satélite a grandeza da muralha!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Volta ao Mundo - Ponte de Øresund

Você conhece alguma ponte que em determinado momento se torna um túnel submerso? Pois foi nesse molde que a Ponte de Øresund foi construída. Essa ponte-túnel que liga a Ilha Zelândia, na Dinamarca, à Suécia tem um extensão de 7845 metros e é, atualmente, a maior ponte rodoferroviária do mundo. 


O projeto foi acordado em 1991 pelos governo da Dinamarca e da Suécia para conectar os dois países através do estreito de Øresund e só foi terminado no ano de 1994. A construção iniciada em 1995 só foi concluída em 14 de agosto de 1999, sendo oficialmente inaugurada em 1º de junho de 2000. 

O túnel submerso permite que o tráfego de embarcações na superfície, embora a ponte tenha uma folga vertical de 57 metros, e seu comprimento equivale aproximadamente o mesmo da ponte. 


A ponte conta com dois pilares de 204 metros de altura que respaldam o vão principal da ponte, sendo este um de seus detalhes mais fotografados. Ela ainda tem uma das linhas mais longas de cabos e fios do mundo e um peso aproximado de 82 mil toneladas.